A filosofia da
educação é um ramo do pensamento que se dedica à reflexão sobre os
processos educativos, à análise do(s) sistema(s) educativo(s), sistematização
de métodos didáticos, entre diversas outras temáticas relacionadas com a
pedagogia. O seu escopo principal é a compreensão das relações entre o fenômeno
educativo e o funcionamento da sociedade.
A Filosofia fornece á educação uma reflexão sobre a
sociedade na qual está situada, sobre o educando, o educador e para onde esses
elementos podem caminhar. O educando, quem é o que deve ser qual o seu papel no
mundo; o educador, quem é qual o seu papel no mundo; a sociedade, o que é o que
pretende; qual deve ser a finalidade da ação pedagógica. Esses são alguns
problemas que exigem a reflexão filosófica. A Filosofia propõe questionar, a
interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas
interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio
da vida humana. Não há uma pedagogia que esteja fora dos pressupostos
filosóficos. Do ponto de vista prático trata-se de retomar vigorosamente a luta
contra a seletividade, a discriminação e o rebaixamento do ensino das camadas
populares. Lutar contra a marginalidade, através da escola, significa
engajar-se no esforço para garantir aos trabalhadores um ensino da melhor
qualidade possível nas condições históricas atuais. O papel de uma teoria
crítica da educação é dar substância concreta a essa bandeira de luta, de modo
a evitar que ela seja apropriada e articulada com os interesses dominantes. A
educação como transformadora da sociedade recusa-se tanto ao otimismo ilusório,
quanto ao pessimismo imobilizador. Por isso, propõe-se compreender a educação
dentro de seus condicionantes e agir estrategicamente para a sua transformação.
Propõe-se desvendar e utilizar das próprias contradições da sociedade, para
trabalhar criticamente pela sua transformação. Quando não pensamos, somos
pensados e dirigidos por outros.
Portanto é possível compreender a educação dentro da
sociedade, com seus determinantes e condicionantes, mas com a possibilidade de
trabalhar pela sua democratização. Para tanto, importa interpretar a educação
como uma instância dialética, que serve a um projeto, a um modelo, a um ideal
de sociedade. Ela trabalha para realizar esse projeto na prática. Assim, se o
projeto for conservador, medeia à conservação, contudo se o projeto for
transformador, medeia à transformação; se o projeto for autoritário, medeia a
realização do autoritarismo; se o projeto for democrático, medeia a realização
da democracia.
Flávia, a Filosofia propõe questionar, a interpretação do mundo que temos, e procura buscar novos sentidos e novas interpretações de acordo com os novos anseios que possam ser detectados no seio da vida humana.
ResponderExcluirA filosofia da educação propõe um movimento de auto-reflexão, isto é, uma postura refletida da educação, onde a educação não de se desvincular da realidade, mas se propõe a buscar seus fundamentos na práxis. Já que a educação é o processo de tornar-se homem de cada homem, é necessário refletir sobre o homem para que se possa saber o “para onde” se deve orientar a educação.