Platão foi
um importante filósofo grego da antiguidade.
Segundo ele o
processo de conhecimento se desenvolve por meio da passagem progressiva do
mundo das sombras e aparências para o mundo das ideias e essências.
A teoria dos dois mundos defendida por Platão era um mundo
sensível e mundo inteligível ou mundo das idéias.
A primeira parte é o mundo dos sentidos, do qual não
podemos ter senão um conhecimento aproximado ou imperfeito, já que para tanto
fazemos uso de nossos cinco aproximados e imperfeitos sentidos. Neste mundo dos
sentidos, tudo flui e, consequentemente, nada é perene. Nada é no mundo dos
sentidos; nele, as coisas simplesmente surgem e desaparecem.
A outra parte é o mundo das idéias, do qual podemos
chegar a ter um conhecimento seguro, se para tanto fizermos uso de nossa razão.
Este mundo das idéias não pode, portanto, ser conhecido através dos sentidos.
Em compensação, as idéias ou formas são eternas e imutáveis.
Segundo ele é no mundo das ideias é que moram os
seres totais e perfeitos: a justiça, a bondade, a coragem, a sabedoria, etc. Fora
do mundo das ideias, tudo o que captamos através dos nossos sentidos possui
apenas uma parte do ser ideal. O mundo sensível, portanto, é um mundo de seres
incompletos e imperfeitos.
Portanto para Platão, o ser eterno e universal
habita o mundo da luz racional, da essência e da realidade pura. E os seres
individuais e mutáveis moram no mundo das sombras e sensações, das aparências e
ilusões.
Segundo Platão existe dois tipos de conhecimento:
ResponderExcluirO mundo das idéias, que é o mais verdadeiro porque se mantém igual.
O mundo real, que se altera, se transforma, não se mantém igual.
No mundo das idéias: Vemos uma árvore, podemos fechar os olhos ou passar muito tempo, mas, ainda nos lembramos da árvore exatamente como a vimos um dia. Na idéia a árvore se mantém sempre igual.
No mundo real: Quando vemos uma árvore, ela pode ser queimada ou arrancada, ou seja, o que vimos desaparece. Na realidade tudo muda, pode deixar de existir, pode não ser mais uma verdade amanhã.